A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou esta semana a campanha de vacinação contra a Influenza A, também conhecida com H1N1 ou gripe suína. Do dia 8, segunda-feira, até 19 de março deverão ser vacinados 188 servidores vinculados ao sistema de Saúde de Ladário. A imunização é coordenada pela enfermeira Theresa Arruda na Unidade Central de Saúde da Prefeitura, na rua Comandante Souza. “Nossa meta é aplicar 8,.422 doses de vacina contra Influenza A em Ladário”, ressaltou a coordenadora de imunização.
Em todo o Estado a meta é vacinar 1.084.595 pessoas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. No Brasil, 91 milhões em dois meses e meio, de acordo com o Ministério da Saúde. A inclusão de mais um grupo populacional dentro das prioridades de vacinação contra a gripe pandêmica (adultos saudáveis de 20 a 39 anos) representa um acréscimo de 29 milhões de pessoas nesse total.
Nas etapas seguintes serão vacinadas crianças seis meses a dois anos incompletos (de 22 de março a 2 de abril), gestantes (de 22 de março a 21 de maio), portadores de doenças crônicas com idade inferior a 60 anos (de 22 de março a 2 de abril), idosos portadores de doenças crônicas (de 24 de abril a 7 de maio, dentro da campanha de vacinação de idosos) e adultos de 20 a 39 anos (de 10 a 21 de maio).
Nesta primeira fase, estão sendo imunizados os trabalhadores do sistema de Saúde de Ladário, como médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância e outros profissionais que prestam assistência aos pacientes, equipes de laboratório e de investigação epidemiológica.
Entre 22 de março e 2 de abril, a campanha abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com doenças crônicas (exceto idosos, que terão uma etapa especial) e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses).Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos.
A etapa que vai de 24 de abril a 7 de maio coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a Influenza sazonal (gripe comum), como ocorre todos os anos, mas aqueles que tiverem doenças crônicas também receberão a vacina contra a gripe suína.
MORTES
O Brasil registrou 165 casos suspeitos de gripe suína nos primeiros dois meses deste ano. Outros 121 casos foram hospitalizados, com síndrome respiratória aguda. Houve até agora seis mortes. A maior parte dos casos (37%) está concentrada no Sul do país. O Ministério da Saúde não divulgou os Estados que registraram os óbitos, mas já se sabe que um deles ocorreu em Santa Bárbara dOeste (SP). No ano passado, morreram 1.632 pessoas com a doença no Brasil.
|